Saúde

A saúde nos mantém sempre firmes e fortes, e nos impulsionam a estarmos sempre bem e dispostos ao longo de nossas vidas. Entretanto, devemos mantê-la em boas condições, pois nosso corpo é um templo e necessita de cuidados diários para se permanecer saudável.

Existem alguns elementos que contribuem para um bom funcionamento do corpo, como, por exemplo, alimentação, exercícios físicos, repouso, e entre outros pilares que podem ser essenciais para estarmos em pleno equilíbrio, como o contato com a natureza, o silêncio seja ela em práticas meditativas, ou escutando música, lendo um livro, ou até mesmo praticando ioga. Todos esses elementos podem contribuir para um bom funcionamento da mente e do corpo.

Alimentação

A alimentação ela é a parte essencial para o bom funcionamento do organismo, ela reflete não só o interno como o externo do corpo. Ela é essencial e devemos tomar cuidados com excesso de alimentos processados, pois os mesmos podem contribuir para doenças, ou mau funcionamento do organismo, além de causar inflamações internas e externas, que podem levar a doenças mais sérias como o câncer, por exemplo.

Repousar

O repouso é necessário para manter nossa mente e corpo em pleno equilíbrio, pois o nosso mental reflete muito no nosso comportamento diário perante ao mundo, e também sobre nosso corpo. Estando em pleno equilíbrio, podemos viver de maneira mais leve e melhor.

Estudo e música

Quando estudamos consequentemente aprendemos coisas novas que podem estimular o nosso mental, e dessa maneira novas redes neurais são criadas e mantidas, contribuindo também para a saúde geral do cérebro.

Escutar música também traz muitos benefícios para a saúde, pois relaxa o sistema nervoso, facilita o aprendizado e beneficia a memória. Se quiser optar por um efeito mais profundo na atividade cerebral, você pode escutar músicas com a tecnologia binaural.

Atividade física

Os exercícios físicos são ótimos aliados para manter o corpo saudável, pois produz hormônios de saúde e bem-estar. É aconselhável começar a praticar exercícios em curta intensidade inicialmente, para que o corpo vá se habituando, e também procure atividades que lhe causem prazer, como, por exemplo, correr em meio a natureza, pois seu corpo irá compreender e associar aquilo ao prazer. Se você optar por exercícios que não lhe tragam bem-estar, as hipóteses de não ter sucesso podem ser grande.

Uma dica muito importante:

Ao se levantar lembre-se de se movimentar, de se espreguiçar, seja ao acordar, ou quando estiver trabalhando a longo prazo sentado. Será ótimo para a circulação sanguínea, já está comprovado que ficar constantemente sentado por longas horas durante o dia, pode causar problemas na saúde.

O contato com a natureza

Logo ao acordar, reserve alguns minutos para entrar em contato com a natureza, seja respirando profundamente o ar, ou tomando um banho de sol por alguns minutos no início do dia. Isso lhe trará alguns benefícios, pois o corpo irá receber a informação da ativação de hormônios como o cortisol e neurotransmissores como a dopamina e serotonina. O contato com a natureza é muito interessante, além de proporcionar benefícios, traz bem-estar. Na natureza existe o Íon negativo (ânion): um átomo (ou molécula) que ganhou um ou mais elétrons extras com carga negativa.  Os íons negativos são encontrados no mar, em cachoeiras, na natureza de forma geral.

Quando estamos expostos aos íons negativos, consequentemente experimentamos um aumento na atividade cerebral, que traz um nível mais alto de consciência, nos proporcionando um efeito calmante.

Os íons negativos trazem diversos efeitos positivos para o corpo humano, como o bem-estar e também ajudam a aumentar o fluxo de oxigênio no sangue, resultando em um nível mais alto de energia mental e física.

Ioga e meditação

O ioga pode fortalecer e tonificar o conjunto de músculos no corpo. A repetição das posturas permite adquirir uma grande flexibilidade, além de ajudar a trabalhar a respiração, geralmente ligado a postura.

O ioga traz diversos benefícios a saúde, como, por exemplo:

Reduz a dor, melhora a postura, ajuda na digestão, fortalece as articulações, e ajuda até mesmo na depressão.

A meditação é uma técnica onde o indivíduo pode focar o pensamento em um som, imagem, respiração, pensamentos e até mesmo em atividades. Ela pode aumentar a consciência de si, e também reduz o estresse, aumenta a concentração, o sono e a autodisciplina.

Essa técnica proporciona diversas melhorias para a saúde do corpo, como, por exemplo:

Reduz o estresse

Melhora a depressão

Controla a ansiedade

Melhora a autoestima

Ajuda a combater vícios

Melhora a qualidade do sono

Diminui a pressão sanguínea

E também pode gerar comportamento altruísta.

Bom esses foram os elementos para um bem-estar entre mente e corpo, que podem contribuir para a saúde e bom funcionamento do organismo, proporcionando um bem-estar interno e externo, pois nosso corpo é um templo, e podemos ter uma percepção melhor do mundo a nossa volta. Se tudo estiver bem internamente, seja mentalmente ou fisicamente, tudo a nossa volta se transforma para melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *